domingo, 20 de março de 2011

Forjando Soldados

 


(Lc . 4.1 - 13)E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás. Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.”
Repare que no ves. 1 do cap. 4 de lucas o Espirito Santo conduz Jesus ao deserto, onde Ele seria tentado pelo diabo, talves você se pergunte do porque o Espirito de Deus o conduziria a tentação no deserto. O deserto que simbolicamente é um lugar de dificuldades, lutas, opressões e etc... Eu quero lhe mostrar através desta mensagem que é fundamental para o cristão a passagem pelo deserto, e aprendemos isso através de Jesus.
-Jesus cheio do Espirito foi levado ao deserto
-Lugar de:
·        Preparação
O Deserto nos prepara para carregarmos a nossa cruz e seguir ao Senhor Jesus,” Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;” (Mt. 16.24), Jesus nunca disse que seria fácil segui-lo, pelo contrário, Ele nós diz que teriamos que carregar uma cruz pesada, e para isso temos de estar preparados, e só aprendemos isso nas dificuldades de nossos desertos.

·        Modelagem
Nos desertos de nossas vidas Jesus vai nos moldando, vamos aprendendo o que realmente importa, passamos por uma mudança de conceitos.

·        Desconforto
O deserto é lugar de desconforto, lá não encontramos comida e nem bebida, não encontramos uma sombra para descançar e não sentimos nem uma brisa confortavel, no deserto desejamos coisas que nunca valorizamos em nossas vidas, como uma simples gota de agua ou um pequeno farelo de pão.

·        Lutas
Quando estamos no deserto, estamos em uma enorme luta pela sobrevivencia, uma luta interior, aprendemos quem somos de verdade.
Queridos vimos em poucas palavras que o deserto na verdade é uma escola espiritual de Deus, e é necessária para aprendermos a ser forjados por Deus como soldados para lutarmos nossas lutas e as lutas de quem amamos.
(Ef 6.13) Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Quando estamos no deserto da vontade de: Jogar tudo para o alto, desistir de viver, abandonar tudo, chegamos em nosso limite. Este é o dia mau em que a palavra de Deus se refere em Efesios 6.13.
Há desertos que passamos sozinhos: (Sl. 23.4) “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Ouvi certa vez o testemunho de um Pastor onde ele dizia: Minha esposa estava grávida, e nosso filho havia morrido ainda no ventre dela, minha esposa colocou as minhas mãos na barriga dela e disse: Ora, você não é homem de Deus? E disse aquele Pastor: Eu orei por horas, e nada aconteceu, o céu parece que se fechou, e não houve resposta.
Em outra ocasião o mesmo Pastor disse ter recebido uma ligação dos EUA a respeito de menino que ele conheceu lá em uma viagem missionária, e este menino que dizia sempre que queria pregar a palavra de Deus como este pastor, a mãe deste menino dizia aos berros: Pastor, meu filho está morto, estou vendo o corpo dele através do vidro, ora por ele pastor. O pastor disse ter orado a noite toda, e não houve resposta, o céu se fechou e nada aconteceu.
Estes desertos as vezes é bem duro conosco, não entendemos, parece que Deus nos abandonou, quantas pessoas estão passando por isso, se sentem esquecidas por Deus, que quero lhe dizer queridos, Deus não abandonou você, lembre-se do que disse Davi no salmo que acabamos de ler: (Sl. 23.4) “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” Podemos até estar no vale da morte, mas Deus está conosco.
É como um dia que amanhece nublado, não podemos ver o sol porque está emcoberto, mas sabemos que ele está lá, não conseguimos ser aquecidos pelos seus raios solares, mas temos a certeza, o sol está no mesmo lugar, talvez você não consiga ver Deus, mas saiba, Ele está bem do seu lado, talvez você não consiga ser aquecido pelo calor dEle, mas Deus continua no mesmo lugar, sabe porque? Ele ama você mais do que tudo.
Para vencermos os desertos que passamos em nossas vidas, usamos as armas que o senhor nos dá.
- A palavra de Deus, repare que sempre o diabo tenta usar a palavra de Deus contra o senhor Jesus, mas Jesus mesmoem meio a luta no deserto tem algo que ninguem pode roubar dEle, o conhecimento da palavra do nosso Deus, as promessas, as leis, conhecer a palavra de Deus é um privilégio, é a nossa maior arma para a vitória. Também com as experiencias de outros desertos nos nos tornamos mais fortes para lutar, queridos repare que quando passamos por uma dificuldade parece até que vamos morrer, mas depois que passamos vimos que não foi assim tão dificil, e quando passamos por algo pior, vemos que o que vencemos anteriormente nem se compara com as lutas atuais, e assim sempre vamos vencendo, e estas lutas se tornam experiencias para vencermos luta após luta.
O Espirito nos leva ao deserto para sermos forjados como aço, no fogo. Veja que o fogo consegue modelar o aço, dando a forma desejada, mas para isso tem que ser muito aquecido, e depois martelado, é um processo dificil, mas com um resultado impressionante, isso é o que o Senhor faz conosco, Ele nos torna volorosos.
- Depois do deserto, saimos mais fortes, preparados para vencer batalhas, com mais fome e sede do Senhor, saimos do deserto maduros, reconhecendo que só o Senhor é Deus.

Nenhum comentário: